sábado, 5 de fevereiro de 2011

O movimento em prol do brincar

       Fazer da criança um adulto em miniatura é seguramente queimar uma das etapas mais importantes do desenvolvimento infantil. Muitas vezes com rotinas tão apertadas, elas sequer tem tempo para extravasar suas necessidades e emoções em momentos de descontração e brincadeiras, muitas vezes entendida como um simples passatempo, pois talvez poucos tem a idéia de quão importante é o ato de brincar para o desenvolvimento dos pequenos.
       Para a psicologia, a brincadeira se constitui como processo permanente de tomada de decisões por parte da criança, além de favorecer que ela assuma o controle de situações, mesmo que simbolicamente, em ocasiões reais em que não teria como fazê-lo. Deste modo, a brincadeira permite que a criança resolva problemas de seu cotidiano, mesmo que em um nível de não consciência.
       Valorizar este momento faz parte do seu educador e oferecer espaços para que isto ocorra faz parte do ser escola. É fato que esta responsabilidade também cabe a família, seio onde as crianças passam a maior parte de seu tempo. Neste sentido, nossa atuação deve ser conjunta de forma que a brincadeira seja vivenciada e valorizada em ambos os ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo ao blog do CEI Jardim Souza!
Agradecemos a sua participação!