A idéia para a construção deste blog partiu da mesma pessoa responsável por hoje eu integrar a Equipe Gestora do CEI Jardim Souza. Para quem conhece a Andréa -sim, a bailarina! - sabemos que sua sugestão é sempre uma boa sugestão e que não podemos deixá-la escapar sem aproveitar tudo que ela nos apresenta de bom. Foram planos e mais planos, mas depois de tanto enrolar, cá estamos nós, idealizando uma de muitas (e boas!) idéias que temos para a nossa escola. São tantas e tantas épocas, tantas e quantas pessoas, que registrar todas as suas histórias, será para todos um desafio tão prazeroso quanto será recordá-las ou descobri-las.
Queremos, na verdade, que este seja um espaço para a construção e o registro de uma identidade escolar e de grupo que há tempos já vem sendo construída. Muitos do que por aqui passaram deixaram um pouco de si, contribuindo desta forma para a construção de uma história heterogênia, única, permeada por impares idéias e muitos e muitos conhecimentos. Os que aqui permanecem, cotidianamente escrevem uma nova história, seja pela troca de idéias, pelos conflitos inerentes a condição humana ou pelo simples fato de fazerem parte deste grupo e doarem todo dia o melhor que tem para a construção de uma escola mais acolhedora.
Esperamos também, que este seja um espaço de troca de idéia entre educadores de diferentes escolas, a fim de aprofundarmos sempre a nossa prática pedagógica e porque não, administrativa, em busca de uma educação mais humana, justa e igualitária para todos, não se esquecendo que a educação que defendemos começa tão logo na primeira infância.
E para finalizar esta conversa...
"Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um pão. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia e ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada um vai embora com duas idéias. Quem sabe não é esse o sentido do nosso fazer pedagógico: repartir idéias, para que todos tenham pão".*
É Andréa, já é um início, não? Enquanto a massa é batida, nossas idéias já estão borbulhando por aqui...
Até a próxima, com fotos da festa da Silvia, é claro!
Luana Rabethge
*Mario Sergio Cortella
Oi Luana, oi a todos os amigos do CEI Jd Souza,
ResponderExcluirAdorei essa surpresa! Veio exatamente em uma daquelas horas que precisamos reencontrar um bom significado para o nosso trabalho, para a nossa existência tão rápida aqui nesse planeta.
É muito emocionante saber que se fez parte de uma, de várias histórias e que uma vez plantada a árvore dá frutos, e bons frutos, nesse caso! Bem aí perto da represa. Que você Luana, junto com a sua equipe, abra todos os canais reais e virtuais para a educação e compartilhamento de ideias, conhecimentos, amores e desamores, que serão mais facilmente resolvidos com sabedoria e afeto e sua boa gestão! Parabéns pela competência e vontade! bjs a tod@os e até a próxima...