quarta-feira, 30 de junho de 2010



sábado, 26 de junho de 2010

Pra começar...


"... O bairro estava crescendo, as áreas verdes eram cada vez mais raras..."
"... Famílias inteiras vindas de todas as partes - principalmente do Nordeste - atraídas pelo bom preço dos terrenos e aproximidade com a represa, o que para muitos representava torneiras sempre abastecidas..."
"... O mais comum eram crianças na rua ou crianças tomando conta de outras crianças..."
A necessidade de um local que atendesse essas crianças dessassistidas se fazia necessária e era urgente. Havia, nos arredores da comunidade do Jardim Souza, um grupo de amigos do bairro, que se reuniam em uma Associação, a fim de acolher as reivindicações dos moradores e torná-las conhecidas aos poderes públicos. Pedrinho e Manezinho se encarregavam desta tarefa. Após 2 anos de muita luta e várias negociações, o local para a construção da creche do Jardim Souza foi definido e suas obras tiveram início em agosto de 1982.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Agradecimentos...

Aos funcionários;
É com muito orgulho e satisfação que me reporto a vocês para dizer que a festa que preparamos juntos foi um sucesso! Graças ao esforço de todos nós, pudemos oferecer a nossa clientela, tão carente de oportunidades como esta, um momento único de integração entre família x família e escola x comunidade. Todas as expectativas que criei esperando por este momento foram pequenas em relação ao excelente resultado de todo nosso esforço. Reconheço em cada um de vocês, a determinação para que tudo transcorresse da melhor maneira possível. Naturalmente uns mais, outros menos, mas cada qual do seu jeito contribuiu para que tudo saísse conforme – ou melhor! –do que o planejado.
É claro que erros aconteceram e deverão ser objetos de reflexão a fim de que a cada ano possamos fazer uma festa ainda mais divertida, tanto para nós, quanto para as nossas crianças! E apesar destes erros, fico feliz em dizer-lhes que fomos todos cobertos de elogios pelos pais que compareceram ao nosso evento! E olha que foram muitos!
Penso que os resultados deste trabalho logo poderão ser colhidos. Acredito que estamos no caminho certo para a construção de um novo grupo e de uma escola ainda mais acolhedora. E para refletirmos um pouco:
“Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante: da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da explosão do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um, da tagarelice de outro; do riso fechado de um, gargalhada debochada do outro; dos olhos miúdos de um, dos olhos esbugalhados do outro; de lividez de um, do encarnado do rosto do outro. Um grupo se constrói enfrentando o medo que o diferente, o novo provoca, educando o risco de ousar. Um grupo se constrói não na água estagnada do abafamento das explosões, dos conflitos, no medo em causar rupturas. Um grupo se constrói, construindo o vínculo com a autoridade entre iguais. Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva, do choro, do medo, do ódio, da felicidade e do prazer. Poderíamos, metaforicamente dizer, que a vida de um grupo tem vários sabores...” Madalena Freire

Sou muito feliz por fazer parte deste grupo!

Luana
Junho/2010

Aos pais e comunidade:
Gostaríamos de agradecer a colaboração e a participação de todos vocês na nossa Festa Junina. Graças a todos os nossos esforços, a Festa foi um sucesso e conseguiremos, através dos resultados dela, fazer da nossa Escola um lugar mais agradável e acolhedor para as nossas crianças! Esperamos que oportunidades como esta se repitam e que caminhemos sempre juntos para oferecer o melhor aos nossos alunos! Nosso muito obrigado;
Equipe CEI Jardim Souza

Para saber mais sobra a festa, acessem: http://www.solguarapiranga.com.br/

sexta-feira, 18 de junho de 2010


Oia aí meu povo!
Ocê e sua famia tão cunvidado pro ARRAIA do CEI Jardim Souza!!!!!
Vai te doce, sargado, brincaderas, dança e muita animação!!!
Dia: 19 de junho de 2010
Horário: Das 10 às 14 horas
Local: Lá no CEI!!! Contamo ca sua presença!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A primeira de muitas...

A idéia para a construção deste blog partiu da mesma pessoa responsável por hoje eu integrar a Equipe Gestora do CEI Jardim Souza. Para quem conhece a Andréa -sim, a bailarina! - sabemos que sua sugestão é sempre uma boa sugestão e que não podemos deixá-la escapar sem aproveitar tudo que ela nos apresenta de bom. Foram planos e mais planos, mas depois de tanto enrolar, cá estamos nós, idealizando uma de muitas (e boas!) idéias que temos para a nossa escola. São tantas e tantas épocas, tantas e quantas pessoas, que registrar todas as suas histórias, será para todos um desafio tão prazeroso quanto será recordá-las ou descobri-las.
Queremos, na verdade, que este seja um espaço para a construção e o registro de uma identidade escolar e de grupo que há tempos já vem sendo construída. Muitos do que por aqui passaram deixaram um pouco de si, contribuindo desta forma para a construção de uma história heterogênia, única, permeada por impares idéias e muitos e muitos conhecimentos. Os que aqui permanecem, cotidianamente escrevem uma nova história, seja pela troca de idéias, pelos conflitos inerentes a condição humana ou pelo simples fato de fazerem parte deste grupo e doarem todo dia o melhor que tem para a construção de uma escola mais acolhedora.
Esperamos também, que este seja um espaço de troca de idéia entre educadores de diferentes escolas, a fim de aprofundarmos sempre a nossa prática pedagógica e porque não, administrativa, em busca de uma educação mais humana, justa e igualitária para todos, não se esquecendo que a educação que defendemos começa tão logo na primeira infância.
E para finalizar esta conversa...
"Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um pão. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia e ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada um vai embora com duas idéias. Quem sabe não é esse o sentido do nosso fazer pedagógico: repartir idéias, para que todos tenham pão".*
É Andréa, já é um início, não? Enquanto a massa é batida, nossas idéias já estão borbulhando por aqui...
Até a próxima, com fotos da festa da Silvia, é claro!
Luana Rabethge
*Mario Sergio Cortella